Pelo menos uma vez por ano é indicado ir ao ginecologista, e realizar um check-up, pois os exames preventivos têm a finalidade de diagnosticar alterações na saúde da mulher, mesmo antes de apresentar sintomas das doenças ginecológicas, melhorando as chances de tratamento e cura.
É nessa visita anual ao ginecologista que a paciente recebe orientações sobre quais, quando e como fazer seus exames preventivos. Listamos abaixo os mais comuns de serem solicitados pelos ginecologistas.
Também conhecido como preventivo, é feito para detectar infecções vaginais e alterações nas células do colo uterino. Deve ser colhido após os 21 anos em mulheres que já iniciaram atividade sexual. É realizado por meio da passagem do espéculo e coletado material do colo do útero com um tipo de cotonete.
Mamografia
Feito para diagnosticar o câncer de mama, por meio da captura de imagens dos seios. Deve ser realizado a partir dos 40 anos, com repetição anual. Caso houver histórico familiar de câncer de mama, é recomendado conversar com o ginecologista sobre a idade de início desse exame.
Ultrassonografia Pélvica
Também chamado de ultrassom transvaginal, é indicado para visualizar o útero e ovários com precisão. Feito para detectar algumas doenças como, ovários policísticos, endometriose, sangramentos vaginais, etc.
Colposcopia
Pode ser indicado como de rotina ou caso haja alguma alteração do colo do útero, paredes vaginais ou vulva, casos de Papanicolau alterado ou para complementá-lo.
Exames Laboratoriais
Alguns exames como hemograma completo, rastreamento infeccioso e os que investigam os principais hormônios, podem ser solicitados pelo ginecologista para diagnóstico da saúde da mulher.
Os exames preventivos, são variados e contribuem para identificar possíveis problemas de saúde. Todos os exames devem ser realizados com uma periodicidade específica, levando em consideração fatores como idade e histórico médico.