Você sabia que os exames de sangue são primordiais para avaliação das possíveis causas relacionadas à queda de cabelo? Isso mesmo. Entre os exames laboratoriais indicados para serem feitos, é necessário estar aqueles capazes de avaliar aspectos como, alimentação, hormônios, infecções, doenças autoimunes, distúrbios metabólicos e todos os órgãos e sistemas relacionados ao cabelo.
Em casos suspeitos de eflúvio telógeno, que é o aumento da queda diária, está indicada a realização dos exames: hemograma, TSH, VDRL e ferritina.
Em suma, para investigação de alopecia androgenética, sendo a queda de cabelos geneticamente determinada, apenas está indicada a realização de exames laboratoriais caso haja suspeita de hiperandrogenismo (presença de hirsutismo, menstruação irregular, acne moderada a severa, acantose nigricante ou galactorréia). Nesses casos solicitar: testosterona total e/ou testosterona livre, sulfato de deidroepiandrosterona (SDHEA), 17-hidroxiprogesterona e prolactina. Contraceptivos orais devem ser descontinuados por pelo menos 2 meses antes da coleta.
Para estabelecer o diagnóstico correto por causa de Queda de Cabelo, os exames laboratoriais são essenciais. Além disso, é preciso uma boa avaliação médica, o que inclui desde exames clínicos que avaliam a olho nu o couro cabeludo, tricodermatoscopia, que analisa o couro cabeludo mediante um microscópio óptico com capacidade de aumento de até 200% da área analisada, a exames laboratoriais.
Por fim, não esqueça de consultar um médico. Apenas um profissional poderá indicar os melhores exames e tratamento para cada caso.
Contudo, o que você está esperando o que para marcar os seus exames com o Laboratório Widal Pacheco, Endocrimeta ou Conte? Fale conosco agora mesmo!